Foi eleita e empossada na noite dessa quinta-feira, 28, no Plenário da Câmara de vereadores de Tocantinópolis, a nova Diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública do município (Conseg). O evento contou com a participação da Diretoria Estadual de Polícia Comunitária, representada pelo seu diretor, o tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa.

Na oportunidade, foi realizada pela Diretoria Estadual de Polícia Comunitária uma apresentação dos princípios basilares que norteiam a filosofia de trabalho da polícia comunitária, e, consequentemente, guiarão o trabalho do Conseg. O diretor de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos Magno, reforçou a necessidade da participação popular na identificação das ações policiais, bem como, na indicação de soluções coletivas para os problemas relacionados à segurança, enfrentados pela sociedade.

A eleição foi por aclamação e todos os presentes se manifestaram favoravelmente à chapa apresentada. Os aclamados para a Diretoria Executiva foram: presidente, Raimundo Soares da Silva; vice-presidente, Cláudio Sousa da Silva Santos; secretário-geral, Vaneça Alves da Silva Sousa; 1° secretário, Raimundo de Moraes Freitas. Para a Diretoria do Conselho Fiscal, foram eleitos: presidente, José Silva Neto; secretário Delvani Souza de Paula; e membro, Michele Costa Aguiar Gonçalves.

A cerimônia marcou o retorno das atividades do Conseg na cidade, sendo o Conselho de Tocantinópolis o primeiro a tomar posse desde o início da pandemia.

Atribuições do Conseg

O Conseg atuará colaborando diretamente no debate das situações-problemas e na formulação das ações efetivas das forças de segurança no município, bem como, com a captação de recursos para a implementação de projetos que objetivam diminuir ainda mais os índices de criminalidade. Uma das ações será a reativação do sistema de videomonitoramento, que segundo o comandante da 5ª CIPM, major Abreu, até o final de semana terão reativadas todas as 16 câmeras espalhadas pela cidade.

Na ocasião, foi informado ainda que o município destinou R$ 40 mil para a aquisição de mais 16 câmeras de vigilância, dobrando a capacidade atual.