Por Vilson Ferreira – Consultor Político e Mentor em oratória

As eleições se aproximam e a escolha para candidatos ao governo do estado, parece bem definida, indicando uma disputa polarizada entre o Governador Wanderley Barbosa e o ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas.

A grande polêmica se resume na escolha do vice de Wanderley Barbosa. Vários atributos são levados em consideração: Rejeição, representatividade, cidade, partido político, etc. O mais importante será analisar corretamente o potencial de cada possível candidato à vice e saber quem realmente poderá transferir votos de Ronaldo Dimas para Wanderley Barbosa.

Esse assunto já circula em todas as conversas políticas e é quase um pensamento comum, que o candidato à vice deverá ser de Araguaína. É fácil entender que cada voto novo que Wanderley Barbosa conquistar em Araguaína, valerá por 2 (dois).

Nomes importantes de companheiros de Wanderley Barbosa (Republicanos) são de Araguaína e poderiam assumir uma candidatura de vice-governador e certamente ajudá-lo na composição de uma chapa com boas possibilidades de vitória. Então, vamos a alguns dos possíveis nomes:

Cesar Hallum, ex-deputado federal e ex-candidato ao senado. Recebeu expressiva votação em Araguaína e recentemente exercia o influente cargo de secretário de Governadoria, sendo muito próximo e do mesmo partido do Governador (Republicanos).

Valderez Castelo Branco, deputada estadual e ex-prefeita de Araguaína, apresenta certo grau de rejeição, no entanto, é muito querida em Araguaína. É uma deputada atuante e também da base do Governador (Republicanos).

Jorge Frederico, deputado estadual, vem de família tradicional de Araguaína, muito respeitado por todas as classes Sociais. Da base do Governador (Republicanos).

Lázaro Botelho, ex-deputado Federal, muito próximo ao Governador, exerceu o cargo de Secretário de Ações estratégicas (Republicanos).

Dr. Hugo Mendes, concorreu as eleições para prefeito de Araguaína em 2020, apesar da pouca estrutura e sem apoio político, saiu do pleito eleitoral com uma boa reputação política. Médico cirurgião, professor universitário, respeitado no meio da classe médica no mundo acadêmico. É filiado ao Partido do Senador Irajá Abreu que busca consolidar uma coligação na chapa majoritária (PSD).

Dentro de uma visão geral, todos são bons nomes, respeitados em Araguaína e fazem parte da base de apoio ao Governador Wanderley Barbosa. Resta saber qual deles, depois de definidas as composições partidárias, será verdadeiramente o FIEL DA BALANÇA.