Após 16 anos de mandato como senadora, Kátia Abreu despediu-se nesta terça-feira (20) dos colegas no Senado. Ela foi derrotada pela senadora eleita e ex-deputada federal, Professora Dorinha (União).

No discurso de, aproximadamente, 30 minutos a senadora fez um breve resumo da sua passagem e destacou a importância da mulher na política. “O Senado Federal tem 198 anos de existência, caminhando para dois séculos, e nós tivemos 1.607 senadores, 150 senadores homens tiveram mais de um mandato e neste mesmo período, apenas, cinco mulheres tiveram mais de um mandato” disse ela em um dos trechos de seu discurso.

Após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para seu terceiro mandato, o nome da senadora já foi cogitado para retornar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mas, se for levar em consideração uma matéria veiculada no jornal Folha de São de Paulo , a senadora que comanda a Comissão de Relações Exteriores do Senado poderá ser nomeada para alguma embaixada do Brasil.

Também conforme uma matéria veiculada recentemente no Valor Econômico, estão sendo sondados para o Ministério da Agricultura, a senadora Kátia Abreu (PP-TO, o ex-ministro da Agricultura Neri Geller (PP-MT), o senador Carlos Fávaro (PSD-MT), que coordenou o grupo técnico da transição, e os “azarões” Nilson Leitão (PSDB-MT), ex-deputado e presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), e Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), deputado federal e ex-secretário de Agricultura do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) em São Paulo.